terça-feira, 9 de agosto de 2016

176 – Grupo de pesquisa da AAMARGS.

GRUPO DE PESQUISA – AAMARGS2016-02


Página do FACE BOOK do GRUPO de PESQUISA da  AAMARGS
https://www.facebook.com/groups/1775646242653572/


O Grupo de Pesquisadores é uma resposta ao pedido da presidência da Associação de Amigos do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (AAMARGS). A AAMARGS é a instituição legal[1] e a contrapartida da Sociedade Civil ao Estado do Rio Grande do Sul que criou e  mantém o Museu de Arte desde 1954.

O GRUPO de PESQUISA da AAMARGS teve uma atividade programática ao longo do ano de 2002.


[1] - A AAMARGS teve o seu Estatuto aprovado em Assembleia Geral Extraordinária em 05.11.2013 e registrado no Registro Civil de Pessoas Jurídicas de Porto Alegre em 21.01.2014
Fig. 01 –  O Grupo de Pesquisas das Artes Visuais do Rio Grande do Sul  da AAMARGS em dezembro de 2002.  Presentes Cristina Balbão (1917-2007) (saia estampada) e Ruth Malagoli (1914-2015)  (azul celeste escuro).
Nos segundo semestre de 2015 dedicou-se a conhecer, estudar as diversas atividades e setores do Museu de Arte e buscar as conexões com as diversas etapas políticas com as artes visuais  que se produziram no contexto dos limites do atual Estado do Rio Grande do Sul.

 No segundo semestre de 2016 está programada um estudo iconológico e iconográfico das obras das artes visuais já produzidas nas diversas etapas políticas do Estado do Rio Grande do Sul.
Grupo no ACERVO MARGS  em 05 de novembro de 2015
Fig. 02 –  O ACERVO de OBRAS de ARTES VISUAIS e PLÁSTICAS do MARGS é a materialização patrimonial fundamental para os  pesquisadores das Artes Visuais do Rio Grande do Sul  A obra de arte precede e justifica especulações, pesquisas, socializações e eventuais produtos culturais. Em contrapartida estas obras necessitam pesquisas, estudos e projeções no âmbito da cultura e civilização que lhe dá lugar e suporte legal,  institucional e administrativo.
Ao longo do 2º semestre de 2015 o GRUPO da AAMARGS buscou conhecer, estudar e evidenciar os profissionais, suas trajetórias e os resultados dos seus respectivos setores do MARGS. Assim não ocorreu nenhuma duplicação, concorrência ou sobreposição.

Esta distinção foi possível graças ao projeto da AAMARGS inscrito no seu Estatuto, artigo 2º  inciso II “Difundir a arte, a cultura e a educação, através de um espaço público oferecido à comunidade para a apreciação das reflexões e obras”. Reforça e amplia esta proposta no artigo 4º, inciso I – “Elaborar ou incentivar programas e projetos de desenvolvimento por si, por seus membros, por terceiros, através de parcerias ou convênios, quer nacionais ou internacionais”. Com isto estabelece as suas competências e os seus limites diante da instituição pública e oficial do MARGS.

Em direção da sociedade civil o GRUPO de PESQUISA da AAMARGS não concorre, duplica ou se sobrepõe com profissionais autônomos. Ao contrário, ao se constituir numa forma de socialização na decodificação e difusão de suas beneméritas obras, busca evidenciar o trabalho  destes pesquisadores.
Grupo no ACERVO BIBLIOGRÁFICO e  DOCUMENTAL de ARTES do MARGS  em 12 de novembro de 2015
Fig. 03 –  O Acervo BIBLIOGRÀFICO e DOCUMENTAL de ARTES do MARGS constitui-se num dos suportes logísticos  de quem possui um projeto sério e qualificado de pesquisas das Artes Visuais do Rio Grande do Sul. Este acervo se constitui mesmo antes do MARGS ter a sua sede no Foyer do Theatro São Pedro
O GRUPO da AAMARGS também não busca gerar qualquer produto pronto, realizar eventos ou exercer qualquer proselitismo estético, comercial ou ideológico.

O seu objetivo é a PESQUISA BÁSICA e EXPERIMENTAL nas artes Visuais do Rio Grande do Sul. Assim qualquer produto - destas pesquisas - é público e sem interesse em capitalizar ou personalizar qualquer dado. Evita-se surpreender, festejar ou transformar em produto esta PESQUISA BÁSICA e EXPERIMENTAL. Distingue-se também de qualquer projeto didático ou de ensino formal. No contraditório, esta disposição, não impede ao pesquisador prosseguir - em outra etapa posterior - com o objetivo da transformação e da criação de seus achados em produtos culturais, sociais e até comerciais. Porém esta etapa é diferente da PESQUISA BÁSICA e EXPERIMENTAL. Nesta distinção vale a observação de Nietzsche  (2000, p.134)[1]  de que:

a arte não pode ter sua missão na cultura e formação, mas seu fim deve ser alguém mais elevado que sobre passe a humanidade. Com isso deve satisfazer-se o artista. É o único inútil, no sentido mais temerário

Este “sobre humano” é a civilização que sobre passa a todos culturas locais e abrange aqueles que interagem com ela.


[1] - NIETZSCHE, Frederico Guillermo (1844-1900)  Sobre el porvenir de nuestras escuelas. Barcelona: Tusquets, 2000. 179.      


Fig. 04 –  O registro dos temas das Artes Visuais do Rio Grande do Sul  e seus desdobramentos nos encontros do  Grupo de Pesquisas, ao longo do 2º semestres de 2015,  constam em exemplar único  entregue, em dezembro de 2015, para a presidência da AAMARGS.  A cópia em papel é acompanhada pelos registros eletrônicos que podem ser consultados e copiados na secretaria da AAMARGS cuja sede fica no térreo doa MARGS.
  Os criadores do INSTITUTO de ARTES já escreveram -  no Livro de Atas nº 1 na folha  3 verso , em 01.05.1908 -  da Comissão Central do Instituto de Belas Artes do Rio Grande do Sul

O que constitui a pessoa jurídica em associação do tipo da nossa, não é propriamente o conjunto dos sócios; é antes o seu patrimônio, o qual no caso ocorrente, será formado pelas doações e liberalidades das pessoas que verdadeiramente se interessem pelo desenvolvimento das artes entre nós”.   
Fig. 05 –  Os nomes dos presidentes e dos vice presidentes AAMARGS personalizam e representam as diversas as pessoas da sociedade civil que de fato gostam de arte e para tanto são competentes para doar o seu tempo, as suas contribuições e suas liberalidades de toda ordem.   A AAMARGS criada por tempo indeterminado soube conduzir as sucessivas composições administrativas, jurídicas e sem solução de continuidade desde a sua fundação no início da década de 1980.
[clique sobre o gráfico para ler a tabela]
NATUREZA do GRUPO DE PESQUISA – AAMARGS

Grupo gratuito e com número de vagas limitadas em função do número de cadeiras disponíveis no AUDITÓRIO PEQUENO do MARGS.



CONDIÇÕES de PERTENCIMENTO ao GRUPO

1 – Baixar, ler e, se possível, copiar os registros dos encontros do segundo semestre de 2015-02 do GRUPO de ESTUDOS da AAMARGS cujas postagens estão disponíveis nos links eletrônicos da súmula e cronograma de 2016-02  e aqui publicados.



2 - Possuir e desenvolver um projeto a partir de um problema explícito e  coerente com a SÚMULA das atividades do grupo de pesquisa da AAMARGS.



3 - Interesse manifesto em PESQUISAR, SOCIALIZAR e TESTAR temas e problemas relativos à ICONOGRÁFIA e ICONOLÓGIA de OBRAS das  ARTES VISUAIS  EXEMPLARES do RIO GRANDE do SUL



4 – Competência para usar e se relacionar por meios numéricos digitais.



5 - Dispor-se a socializar e/ou repetir conteúdos de sua competência assumida.



6 - Continuidade de presenças nas reuniões



7 – Assumir tarefas e atividades destinadas a todo o grupo



TEMAS PROPOSTOS   para PESQUISAS em 2016-02:

LEITURAS ICONOGRÁFICAS e ICONOLÓGICAS de uma determinada OBRA de ARTE VISUAL EXEMPLAR do RIO GRANDE do SUL e realizadas por PESQUISADORES ESPECIALIZADOS, ou em SUAS OBRAS,  de CADA PERÍODO das diversas e sucessivas etapas históricas, políticas, econômicas e sociais. (Ver anexo Súmula e Cronograma dos encontros)

 

************* ===*===**********

Será preciso desaconselhar a prática da história a todos os espíritos capazes de serem mais bem utilizados em outro lugar, ou é como conhecimento que a história  terá de provar sua consciência limpa.” 
Bloch, 2001 p.44 - in
BLOCH, Marc (1886-1944) APOLOGIA da HISTÓRIA ou O Ofício de Historiador – Edição comentada por Étienne Bloch – Prefácio Jacques le Goff – Rio da Janeiro: Jorge Zahar 2001 -159 p,   -    ISBN 978-85-7110-609-3

Fig. 06 –  O registro das pautas, das atas das reuniões e demais resultados obtidos, ao longo do 2º semestres de 2015, pelo Grupo de Pesquisas das Artes Visuais do Rio Grande do Sul  foi entregue, em dezembro de 2015, para a presidência da AAMARGS.  Asta cópia em papel vem acompanhado pelos registros eletrônicos que podem ser consultados e copiados na secretaria da AAMARGS cuja sede fica no térreo doa MARGS.
PESQUISA na
ICONOLOGIA das ARTES VISUAIS no
RIO GRANDE do SUL
2º semestre de 2016-
 SÚMULA: O Grupo de Pesquisas na HISTÓRIA das ARTES VISUAIS no RIO GRANDE do SUL possui como objetivos  coletar, analisar, sistematizar  e socializar os conhecimentos, as metodologias e as informações disponíveis em relação às formas de expressão das ARTES VISUIAIS do estado nas suas diversas e sucessivas etapas históricas políticas, econômicas e sociais. Estas etapas terão, em 2016, leituras iconográficas e iconológicas de uma OBRA de ARTE EXEMPLAR e realizadas por PESQUISADORES ESPECIALIZADOS de cada PERÍODO ou das suas PESQUISAS.
Fig. 07 –  O projeto, os temas e as datas das reuniões publicas do Grupo de Pesquisas das Artes Visuais do Rio Grande do Sul  da AAMARGS previstas para a segundo semestre de 2016.  Impõe-se escolher o coordenador, o secretário e as formas de interações dos participantes. O controle das presenças, concessões de atestados e certificados compete à presidência da AAMATRGS que ira designar as pessoas para estas funções.
[clique sobre o gráfico para ler a tabela]
Critérios de avaliação das atividades:  a avaliação envolve todo o processo de: antes, durante e depois da coleta, da analisa, da sistematização  e socialização dos conhecimentos, as metodologias as informações disponíveis. Os integrantes do grupo demonstram a sua competência de forma pública e explicitar o seu caminho através do conteúdo programático e demonstrar uma evolução positiva publicitada na busca do saber através de:

a) comunicações digitais eletrônicos de textos escritos individuais sobre o conteúdo deste projeto;

b) trabalhos de pesquisa de campo com suportes bibliográficas e digitais reversíveis  às suas  fontes e registro de práticas culturais, socializadas no grupo  no cronograma acima.

Frequência: indispensável a frequência integral  na modalidade  fixada pelo grupo.

Todas as questões relativas a avaliação: levar  ao ambiente virtual ou para a discussão pública

As atividades do grupo são consideradas formas de doações e de liberalidades do quem gosta de fato e de direito de Arte.   
Principais fontes de informações: a ser completado pelos respectivos palestrantes e autores pesquisados

Veja a INTRODUÇÃO ao tema  LEITURAS de OBRAS das ARTES VISUAIS do RIO GRANDE do SUL em]http://profciriosimon.blogspot.com.br/2016/08/175-iconografia-iconologia-das-arte.html

Este material possui uso restrito ao apoio do processo continuado de ensino-aprendizagem
Não há pretensão de lucro ou de apoio financeiro nem ao autor e nem aos seus eventuais usuários
Este material é editado e divulgado em língua nacional brasileira e respeita a formação histórica deste idioma.

ASSISTÊNCIA TÉCNICA e DIGITAL de  CÌRIO JOSÉ SIMON

Referências para Círio SIMON
E-MAIL
SITE desde 2008
DISSERTAÇÃO: A Prática Democrática
TESE: Origens do Instituto de Artes da UFRGS
FACE- BOOK
BLOG de ARTE
BLOG de FAMÌLIA
BLOG “ NÃO FOI no GRITO “ - CORREIO BRAZILENSE 1808-1822
BLOG PODER ORIGINÁRIO 01
BLOG PODER ORIGINÁRIO 02 ARQUIVO
VÌDEO
                     CURRICULO   LATTES

Nenhum comentário:

Postar um comentário