domingo, 12 de outubro de 2014

094 – ISTO É ARTE

SUMARIO do 5º ANO do BLOG
ISTO é ARTE


14 de OUTUBRO de 2009
1ª postagem:
PRESERVAR é DIFERENTE de ESTAGNAR

*
12 de OUTUBRO de 2010
SUMÁRIO do PRIMEIRO ANO

**
10 de OUTUBRO de 2011
SUMÁRIO do SEGUNDO ANO

***
10 de Outubro de 2012
SUMÁRIO do TERCEIRO ANO

****
12 de Outubro de 2013
SUMARIO do 4º ANO do BLOG
  
*****

SUMARIO do 5º ANO do BLOG

No seu quinto ano de postagens blog “Isto é Arte” - e o seu oposto “Isto Não é Arte” continuaram o seu propósito de prestar atenção, escrever, publicar textos e de selecionar imagens  do fenômeno estético. Atenção, escrita e publicação digital  vetorizado pela janela regional sul-rio-grandense. Textos fundamentados em fontes confiáveis e reversíveis às suas fontes.
No fenômeno estético dedica-se preferencialmente às artes visuais bidimensionais. O número de imagens e o tamanho dos textos cresceram em tamanho. Diminuiu o número de postagens em relação à média daquelas dos 4 primeiros anos.

074 – ISTO é ARTE

17 de Outubro de 2013

PAULO PERES – o ENTE no SER
– Paulo Peres (4)  agregando amigos da Arte ao seu redor  como na exposição SINGULAR no PLURAL que  aconteceu na Pinacoteca do IA_UFRGS em 17 de abril de 1997 quando aparece com Alfredo  Nicolaiewsky (1) Blanca Brites (2)  Annete Abarno (3)  Anico Hersokovits  (5) e Mônica Zielinsky (6) 
.

22 de nOVEMbro de 2013

075 – ISTO é ARTE
A ARTE de AGIR SEM AGIR
A obra Mona Lisa é constituída pelo mínimo das formas materiais. Estas são competentes para serem índices suficientes para materializar a mente do artista aos sentidos humanos. Material que revela o imenso e original mundo mental de Leonardo da Vinci. Este foi plenamente competente para unir mente e a matéria do quadro. Competência comprovada para unir a matéria dos pigmentos sobre uma superfície ao projeto de que “uma pintura é uma obra mental”. Pintura que dispensou o traço da linha. A obra Mona Lisa é constituída por milhões de pontos que geram mundos de luzes e de sombras que constroem a figura da modelo.
Toda a arte está no que produz, e não no que é produzido”.
Aristóteles (1973: 243 114a 10 )

26 DE NOVEMbro de 2013

076 – ISTO é ARTE
ÍNDICES do SALÃO de 1929
O tema tratado é a passagem do velho e hospitaleiro sul-rio-grandense para outras maneiras de ser.  O artista Francis Pelichek (1896-1937) percebeu melhor do que os nativos na sua condição de estrangeiro esta passagem social e cultural. As cores cinzentas e sombrias foram vistos e registrado como uma 4expressão do mundo eslavo. Contudo naõ é possível esquecer que os tchecos eram fornecedores de tecnologia e armas que os revolucionários de 1930 precisavam para  se impor sobre os militares que apoiavam e defendiam o “Regime do Café com Leite”. Esta imagem foi larga longamente reproduzida. O seu criador elaborou uma serie de imagens que circulavam como iconografia desta Revolução de1930 e que liquidou  a República Velha.

10 DE NOVEMbro de 2013

077 – ISTO NÃO  é ARTE -  

TENHO MEDO do HOMEM de UM LIVRO SÓ: ou
o ANALFABETO FUNCIONAL.
– O leitor está entre dois caminhos. Aquele que lê sistematicamente tudo e acaba não sabendo nada. Cada autor, cada ideologia, cada grupo social segue um determinado paradigma. Todo paradigma é integral e íntegro. O simples acúmulo de informações acaba gerando um entulho no qual reina o caos e a entropia. No outro caminho está a escolha de um livro só. O paradigma de seu autor vai tomar posse da mente e do coração do seu leitor e que ele joga na mais absoluta heteronomia da vontade e dos sentimentos. Um leitor, sem um projeto pessoal, está perdido.
"O brasileiro fala muito, documenta pouco, analisa menos e conclui definitivamente, a sua moda, na hora que interessa”. Paixão Cortes, 1984, p.7

08 DE dezEMbro de 2013

078 – ISTO é ARTE

Um LEGADO de um  PARAIBANO ao  RIO GRANDE do SUL

Busto de RUBEN BERTA  obra de VASCO PRADO - foto Círio – Ver Jose Francisco ALVES 2004 - p. 126
A pinacoteca legadaao Rio Grande do Sul pelo empresárioe jornalista Assis Chateaubrand homenageia  Ruben Martin Berta. Este foi um empresário brasileiro e ex-presidente da Varig. Foi contratado por Otto Ernst Meyer, aos dezenove anos tornou-se o primeiro funcionário da Varig, como auxiliar de escritório e secretário de seus diretores fundadores. Em 1941, tornou-se diretor-presidente, cargo em que permaneceu até sua morte, em um período em que a empresa teve grande expansão. A homenagem de Chateaubriand ao presidente da VARIG, integrava-se ao seu projeto de projeto de manter aeroclubes e estimular a aviação civil brasileira.

12 DE dezEMbro de 2013

079 – ISTO é ARTE

-O INSTITUTO de BELAS ARTES do RIO GRANDE do SUL: ARQUITETURA e URBANISMO.
CORONA Fernando. Álbum do CURSO de ARQUITETURA do IBA-RS: Cadeira de MODELAGEM
Um conjunto de maquetes do Curso Superior de Arquitetura do IBA-RS. As pranchetas foram dispostas em forma de quadras urbanas. Em cada maquete é perceptível o pensamento intensamente discutido em cada grupo. Este pensamento transparece na ocupação e np aproveitamento do espaço. Cada conjunto revela uma forma diversa, mas que  não compromete a circulação humana e do ar entre os prédios

01 DE janeiro de 2014

080 – ISTO é ARTE

UNIVERSIDADE das ARTES do  RIO GRANDE do SUL.
PLÍNIO CESAR LIVI BERNHARDT (1927-2004) pintando nas MISSÕES em  julho de 1947 
 O patrimônio das Artes, praticadas no espaço físico do Estado do Rio Grande do Sul,  engloba experiências e projetos frustrados, abandonados à  própria sorte. Porém recuperados, os seus vestígios são reconhecidos como patrimônio da humanidade. O conjunto  dos seus estudos, consolidação, sem um “intervencionismo restaurador” formam um paradigma para a UNIVERSIDADE das ARTES do RIO GRANDE do SUL. Tonam-se paradigma na medida em que foi mantido o hábito da integridade intelectual em todas as etapas, pelos seus agentes e o seu público  neste processo  continuado por tempo indeterminado




10 DE janeiro de 2014

081 – ISTO é ARTE

A FESTA das ÁGUAS de NAVEGANTES e VENEZA: ou sendas abertas para o seu estudo erudito.
O cenário do templo e da festa e Nossa Senhora dos NAVEGANTES em PORTO ALEGRE PONTE foi ameçado pela ponte  Travessia do Delta do Jacui e posteriormente pelo traçado do metrô de superfície. Em 2013 ela convive com a via expressa, com a ponte, metrô e assiste a revitalização do Cais Navegantes e convive com o Shopping DC NAVEGANTES que ocupou os prédios das fábricas Renner

15 DE fevereiro de 2014

082- ISTO é ARTE

ESTÉTICA AFRO-SUL-RIO-GRANDENSE
Wilson Tibério (1923-2005) nascido em Porto Alegre, na Rua da Paia a beira da água e de mãe lavadeira. Em Paris foi escolhido, em, como embaixador da estética da cultura afro para representar a cultura francesa em Moscou e Pequim. Com formação erudita soube conduzir a sua obra para as mais puras vertentes africanas e contornando o espaço cultural dominado historicamente por tendências hegemônicas eurocêntricas que ele conhecia e dominava como é  visível neste seu autorretrato.

17 DE fevereiro de 2014

083 - ISTO é ARTE

A GLÓRIA ASFIXIA o GÊNIO.
DORÉ Gustavo 1832- 1883 - A Glória asfixia o Gênio - 1878 escultura 255 x 163 x 146 cm –
A fama de Gustavo Doré ilustrador polimorfo sufocou o seu gênio de escultor e de pintor de grandes murais.



27 DE março de 2014

084 - ISTO é ARTE

ESTÉTICA do QUARTO DISTRITO de PORTO ALEGRE (1)
O Quarto Distrito de Porto Alegre apresenta um vivo  contraste entre os índices rurais e a abrupta muralha urbana. Contraste que também denuncia a distância entre mentalidades decorrentes destes dois modos de vida e que passam por os todos tons e as gamas possíveis entre estes extremos.

27 DE abril de 2014

085 - ISTO é ARTE

ESTÉTICA do QUARTO DISTRITO de PORTO ALEGRE (2)
No Quarto Distrito estão ainda fortes os vestígios da era industrial marcada pelo ritmo implacável e soberano do relógio mecânico de rodas e engrenagens. Este tempo, marcado por instrumentos industriais, cede terreno ao tempo marcado pela precisão e onipresença da era pós-industrial comandada por instrumentos digitais sem rodas e engrenagens.

04 DE maIo de 2014

086 - ISTO é ARTE

PORTO ALEGRE:  esqueceu do seu pai.
O português MANUEL JORGE GOMES de SEPÚLVEDA (*16.04.1735 +28.04.1814) foi duas vezes governador do Rio Grande do Sul. Em Porto Alegre era conhecido sob o heterônimo de JOSÉ MARCELINO FIGUEIREDO.

02 DE junho de 2014

87 –ISTO é ARTE

CLÉBIO GUILLON SÓRIA no seu  GALOPE INCESSANTE

Clébio Sória e o projeto do  mural  da Estação Mercado do TRENSURB  POA RS - 1986
  Clébio Guillon Sória (1934-1987) seguia os ensinamentos dos  seu mestre Aldo Locatelli (1915-1962) para quem 75% do trabalho do artista estava na concepção de sua obra. O problema residia na fidelidade e coerência do muralista na sua obra definitiva   Clébio não abria mão de ele mesmo passar esta concepção para a obra definitiva.

25 DE junho de 2014

88 – ISTO é ARTE

KARL FERDINAND SCHLATTER.
A imagem de  Karl Ferdinand  SCHLATTER (*07.07.1870  +07.09.1949) mostra as suas mãos pequenas de quem não recusava nenhum trabalho inclusive de abrir clareiras na floresta tropical para plantar e colher. A mesma força braçal e manual foi colocada ao serviço da técnica e da arte.

02 DE julho de 2014

089 – ISTO é ARTE

MIRO GASPARELLO:  um PROFESSOR da ESCOLA DE ARTES do IBA-RS - VITIMA FATAL da Iª GUERRA MUNDIAL.
Uma obra de O jovem e promissor artista Miro (Wladomiro) GASPARELLO,(*23.04.1891+31.07.1916)  traduz o ambiente, os interesses e os gostos dos seus colegas artistas e amigos   Além das artes visuais ele apreciava, tomava aulas de instrumentos musicais, As suas largas pinceladas e a distribuição das figuras sobre a linha de ouro vertical e horizontal do quadro animam esta composição

17 DE agosto de 2014

090 – ISTO é ARTE

O IDEAL e o EMPÍRICO em ARTE.
IA-UFRGS - Fundamentos da Cor - 2001 - Foto de Myra GONÇALVES
Os meios para o artista  contemporâneo pode mostrar o seu projeto, intenções e conhecimentos o leva para territorio nos quais problemas inéditos permitem a pesquisa estética num grau nunca conhecido antes.   Porém este mesmo mundo empírico e técnico sem coerência com o ideal, projeto e problema o podem jogar completamente a margem da arte, para o consumismo compulsivo e seua atividade num passar de mais um trabalho destinado à obsolẽncia imediata e definitiva.


23 DE agosto de 2014

091 – ISTO é ARTE

¿-JOVENS SEM SONHOS e SEM  SENTIDO de VIDA ?
FÁBRICA de ARTISTAS - Central SAINT-MARTINS in  Le Monde 14.01.2012
 A massificação, provocada pelo indústria cultural, submete o artista a um processo de treinamento e eficácia  em sociedades motivadas pelo consumo de massa. O jovem candadto à artista perdeu o sentido da busca do seu autoconheciento. Os sesu paradigmas são externo a ele eimpost por  uma civilização que lhe impõe a passiva aceitação de padrões estéticos, de conhecimento e de vontade moldados pelas forças e a coerção coletiva, de consumo e da heteronomia



07 DE setembro de 2014

092 – ISTO é ARTE

O ESPLENDOR de uma GERAÇÃO:
a maturidade de artistas visuais do Rio Grande do Sul.
Foto de Hajimu-Hirano Revista Manchete n.966 de 24.10.1970
Fig. 01 – Para a geração que atravessou 1970 havia “uma pedra no caminho”. Tratava-se de interagir, ignorar ou denunciar o arbítrio autoritário da Revolução de 1964. O grupo da foto resolveu fazer arte em Porto Alegre e ignorar qualquer vínculo ou interação com o regime auoritário. As obras de  Roberto Cidade, Paulo Porcella, Alice Brueggmann, Clébio Sória, Plínio Bernhardt, Enio Lippmann, Clóvis Peretti, Vadeni Elias, Gomercindo Pacheco, Maria Teresa Fontoura, Carlos José Pasquetti, Carlos Tenius, Sônia Ebling e Dimitros Anagnostopoulos, não se percebe traço da visibilidade e propaganda na tendência que o regime totalitário cultivou e divulgou.
Revsta MANCHETE n.966 de 24.10.1970 p. 148 -   http://www.museudacomunicacao.rs.gov.br/site/acervos/imprensa/

30 DE sEtembro de 2014

093 – ISTO É ARTE

O ESTADO NOVO e a ARTE em PORTO ALEGRE
Um ALTAR da PÁTRIA armado na entrada do prédio do IBA-RS no dia de sua inauguração em 01 de julho de 1943. A imagem de Getúlio Vargas - o CHEFE SUPREMO da NAÇÃO - ocupa o eixo central deste altar. Ao seu lado os fundadores Carlos Barbosa Gonçalves e Olimpio Olinto de Oliveira

.*****.
O objetivo maior deste blog é ser  gratuito como a Vida, a Natureza e a própria Arte.  Inspirado na gratuidade da Vida, da Natureza e da Arte não concorre com ninguém. Restringe-se ao apoio do processo continuado de ensino-aprendizagem. 
 O autor não possui apoio financeiro, vínculo institucional ou objetivo de algum lucro acadêmico ou retorno financeiro. O mesmo se espera de seus eventuais usuários.  
Este material é editado e divulgado em língua nacional brasileira e respeita a formação histórica deste idioma, identidade e cultura.

OUTROS ESPAÇOS DIGITAIS do AUTOR 








Nenhum comentário:

Postar um comentário