domingo, 8 de julho de 2012

ISTO é ARTE - 037



O PADRÃO INFINITO
Fig. 01 –  Uma das imagens  nas quais A ARTE busca o INFINITO tanto para o INTERIOR como para o EXTERIOR do ESPAÇO HUMANO.
Clique sobre a fiigura
Tudo aquilo que é contínuo, pode ser dividido em infinitas partes
Leonardo da Vinci.
Fig. 02 –  Um estudo e gráficos de Leonardo da Vinci sobre a partir da imagem da  flor da vida a das e os diversos ordenamentos que fogem aos princípios do espaço que depois Descartes irá reduzir ao plano cartesiano  e ao espaço tridimensional A pós-modernidade irá retomara estas formas que serõa denominada de orgânicas e que podem ser individualizadas e personalizadas como está sendo a obra do indiano Anish Kapoor.
O pintor da Mona Lisa enunciou principio ”tudo aquilo que é contínuo, pode ser dividido em infinitas partes”. Este princípio  continua em plena vigência na Ciência como na Arte. Na Ciência a proposta de Peter HIGGS  mostrou que o bóson  abre outros espaços para o infinitos - mesmo no interior do átomo, considerado indivisível pelo Ciência clássica –. O próprio Leonardo da Vinci concebeu e materializou um verdadeiro milagre de coerência na Arte, sobre o continuo das superfícies de suas pinturas.
Fig. 03 –  Uma das imagens  da Mona Lisa - ou Gioconda - e que resultou de uma concepção  mental  do artista e que constrói fisicamente   esta  figura sem o uso de linhas  ou contornos fechados. Assim o retrato  resulta formas constituídas de  cores com  tons e uma gama de matizes  e que são colocados sobre a superfície do quadro em nuvens de  pontos semelhantes aos pixels ou granulação da imagem fotográfica
Se fosse dada a palavra à sua Mona Lisa ela diria em 2012;
- Sou constituída por miríades de pontos que adensam em nuvens com todas as cores os tons e matizes imagináveis. O artista que criou a minha figura não usou uma única linha ou traço. Isto séculos antes de a fotografia se constituir por grãos e agora pixels. Assim sou a origem de uma série incontável de obras visuais que se prolongam na fotografia, cinema e televisão sem contar as aplicações tecnológicas deste princípio na informática tanto no hard ou como no soft.

Fig. 04 –  Um fractal eletrônico resultante das imagens  nas quais
O número de ouro [1,618033..], da média e extrema razão -  http://pt.wikipedia.org/wiki/Divis%C3%A3o_em_m%C3%A9dia_e_extrema_raz%C3%A3o
-  e os números de Fibonacci  (Leonardo de Pisa) estão no caminho e apontam, no seui desenvolvimento,  para a formação de figuras de Padrão Infinito. Fibonacci teve importantes conatos com a cultura árabe e indiana

Diante da construção mental e formal pioneira da figura da Mona Lisa temos a demonstração concreta e objetiva, que “ tudo aquilo que é contínuo, pode ser dividido em infinitas partes” . Não há a menor razão em priorizar outros caminhos na sua interpretação sem considerar a sua construção material. A leitura desta construção material abre as portas para o sentido desta imagem intrigante e é a raiz de todas as polêmicas sobre a sua identidade e a psicologia da personagem representada. O mesmo princípio de Leonardo encontrou a sua plena aplicação - ou foi reencontrado -  tanto na Ciência como na Tecnologia.

Fig. 05 –  Uma  imagens das espirais duplas que permitiram visualizar um modelo de uma estrutura na qual  se organizam os códigos genéticos das espécies vivas coerente com o  Padrão Infinito. Esta estrutura foi descoberta, em 1953,  por Francis Herry Compton Crick (1916-2004) http://en.wikipedia.org/wiki/Francis_Crick

O átomo-  que os gregos achavam indivisível -  a mostrou-se um continuo, repleto de partes e que foi possível diferenciar e aplicar na tecnologia. A Física, a Eletrônica nos caminhos da Matemática quântica, ou nas concepções de Einstein, revelaram possibilidades infinitas tanto na análise como na construção de imagens ou na divisão do tempo em fracções cada vez menores. A Biologia, depois de desvendar o código genético, está acompanhando os nano organismos.  A mesmo principio vale para o que vem antes e depois de qualquer contínuo
Fig. 06 –  A MANDALA com o YING e o YANG a alternância do processo permanente entre o luz e as trevas ou os princípios da construção e da destruição.

Neste contínuo o mundo ocidental, e a sua cultura, impressionam-se e trabalham e realçam o começo e o fim. Seguem a individualização da origem e do final do EU numa antropomorfia que a cultura ocidental quer universal.

Fig. 07 –  Flores das VERBENAS desenvolvem-se em padrões  de espiraias e cujo conjunto remete a imagem de um Padrão Infinito Nome Científico: Lantana camara Sinonímia: Lantana aculeata, Lantana mista, Lantana armata Nome Popular: Cambará, cambarazinho, lantana-cambará, verbena-arbustiva, cambará-miúdo, cambará-de-cheiro, cambará-verdadeiro Família: Verbenaceae Divisão: Angiospermae Origem: América Central e América do Sul Ciclo de Vida: Perene

Este EU busca desesperadamente a sua origem e uma teleologia que lhe sejam previsíveis e favoráveis. Descobre que nem o fim é previsível, na maioria das vezes não lhe é favorável e a sua origem  ele a transforma num mito. Dante destes fracassos sucessivos e recorrentes, este EU sempre pode recorrer ao plano místico e metafísico onde tudo isto é possível ao estilo do ideal platônico.

Fig. 08 –  Um palácio em Isaphan na Pérsia ( atual Iran) recoberto de formas geométricas comandada pelo padrão infinito e sem vestígios de figuração ou de  imagens das natureza visual

No contraditório, várias culturas orientais buscam superar este começo e fim do EGO ocidental e estabelecem referenciais do infinito. A busca do Nirvana, do deus sem nome, das sucessivas encarnações são algumas das estratégias mentais para que o EGO finito possa lidar com algumas concepções do infinito.

Fig. 09 –  O  Padrão Infinito islâmico  numa das suas aplicações em estuque no palácio de Alhambra na Espanha. Não só contorna a figuração, mas propõe um espaço no qual a criatura humana perde referências de imagens antropomorfas. Esta forma foi aplicada em tapetes, na joalheria, estampas e mosaicos.
A arte destas culturas segue esta tendência e se expressa no PADRÂO INFINITO.
Na literatura um texto de MIL e UMA NOITES não possui propriamente um começo e nem um fim. Até o presente houve várias tentativas de fixar estes contos dispersos e conferir-lhes um começo e um fim ao gosto ocidental.

Fig. 10 –   Mauritz Cornelis ESCHER (1898-1972), na sua gravura  recorre ao padrão infinito para visualizar uma escada sem fim e nem começo.
Porém nas artes visuais ele ganha um sentido especial, não só pelo fato de se afastar da figuração, mas por se entregar à Matemática e uma geometria que lida com o infinito tanto no macro como no micro. A Álgebra. Os tapetes, a torêutica, a filigrana, os esmaltes, a joalheria... são alguns dos suportes do PADRÃO INFINITO.
Fig. 11 –  A filigrana lusitana reflete as formas das  antigas tradições da arte dos celtas e as raízes da cultura islâmica comandado pelo padrão infinito
Nas religiões mais evoluídas a divindade não possui nome e muito menos imagem. “Al ah”O que É” ou Alah. O budista recita "o sutra" interminável e repetitivo, o islamista as “suras corânicas” ou o cristão reza o “rosário” que podem ser consideradas práticas de formas derivadas do padrão infinito.
Fig. 12 –   Anish KAPOOR -Torre 115 m - Jogos Olimpicos Londres 2012´-Este artista de originário da Índia – traz para o ambiente ocidental as concepções orientais de espeço e qu ordena ao redor do Padrão Infinito no qual a espiral, a fita de Mœbius se contrapões as concepções cartesianas.

Fig. 13 –   A multidão humana  em Pamplona na Fiesta de Sãn Firmin 12h00 06 de julho  na cena do  CHUPINAZO  http://pt.wikipedia.org/wiki/Chupinazo  

O bóson de Peter HIGGS

Fig. 14 –   A multidão humana ao redor da CAABA na Mesquita de Haran em Meca comporta-se numa ordem própria, distinta das formas geométrica dos exércitos ou das multidões nazistas e com muita semelhança ao Padrão Infinito da arte islâmica.

CÌRCULOS em PLANTAÇÔES

FLOR da VIDA

PRÉ-HISTÓRIA DIGITAL

VERBENA


Este material possui  uso restrito ao apoio do processo continuado de ensino-aprendizagem
Não há pretensão de lucro ou de apoio financeiro nem ao autor e nem aos seus eventuais usuários. ...


  blog :

Nenhum comentário:

Postar um comentário