segunda-feira, 5 de abril de 2010

Um SALÃO de FESTAS das ARTES - 01

MURAL do 8o ANDAR do IA-UFRGS.

Foto e montagem de Myra GONÇALVES



Fig. 01 – Aldo LOCATELLI (1915-1962) - Mural do 8º andar do Instituto de Artes da UFRGS. 1958. Conjunto 290 x 930 cm
http://www6.ufrgs.br/acervoartes/modules/xcgal/displayimage.php?pid=646&album=22&pos=3


Clique sobre a imagem para ampliá-la



O Instituto de Belas Artes do Rio Grande do Sul (IBA-RS) celebrou o seu 50º aniversário no dia 22 de abril de 1958.. Para este aniversário o IBA-RS realizou o 1º Congresso Brasileiro de Artes, o Io Salão Pan-Americano de Arte e o VIII Salão Oficial de Belas Artes do RS. As obras, destes salões simultâneos, ocuparam os oito andares do edifício do IBA-RS, vindas de todo o continente americano[1].


O 8° andar, do prédio do Instituto, era o salão de festas e o prolongamento do bar. Ele não tinha ainda as divisórias.



[1] - Catálogo do Iº Salão Pan – Americano de Arte abril-1958 [F4. 020] Representação do IBA 1º Salão Pan-americano. {127aCAT}[F4. 029] Locatelli: Bandeirantes [F4. 053] Uruguai: representação no Salão 1958. CD-ROM - Disco 6 - IMAGENS. - Arquivo F4.

Planta do Arquiteto Mário EBELING

Fig. 02 – Localização dos murais do 8º andar do Instituto de Artes da UFRGS. 1958.

Para caracterizá-lo e enobrecê-lo, ele recebeu uma série de murais. Para estes murais trabalharam os professores do Curso de Artes Plásticas. Entre eles estavam Ado Malagoli, Aldo Locatelli, Alice Soares Fernando Corona, e João Fahrion.


Ao público de Porto Alegre foram oferecidas diversas atividades musicais.


Subsistem ainda vestígios destes murais de Fernando Corona e de João Fahrion. O mural de Alice Soares foi coberto, com uma camada de pintura e o de Ado Malagoli não ficou satisfeito com os resultados e ele mesmo os apagou

Fig. 03 – Mural de Fernando Corona do 8º andar do Instituto de Artes da UFRGS. 1958.

Detalhe Conjunto 270 x 212 cm
http://www6.ufrgs.br/acervoartes/modules/xcgal/displayimage.php?pid=644&album=22&pos=1





No 8º andar prédio de 1943 funcionava o bar e o atelier de Fernando Corona[1]. Neste atelier Corona desenvolvia as disciplinas de Modelagem, oferecido a todos os estudantes do 1º e 2º ano de Artes plásticas. Os que optavam pela Escultura tinham as aulas também neste atelier. Todos os estudantes de Arquitetura cursavam ali a cadeira de Maquetes.


Após a formação da Faculdade de Arquitetura esta sala foi ocupada pelo Centro Acadêmico Tasso Corrêa.





[1] SIMON, Círio “ORIGENS DO INSTITUTO DE ARTES DA UFRGSETAPAS ENTRE 1908-1962 E CONTRIBUIÇÕES NA CONSTITUIÇÃO DE EXPRESSÕES DE AUTONOMIA NO SISTEMA DE ARTES VISUAIS DO RIO GRANDE DO SUL” Porto Alegre : PUC-RS 2002 621 p


Fig. 04 – Mural de João Fahrion do 8º andar do Instituto de Artes da UFRGS. 1958.

Detalhe - Conjunto 290 x 660 cm
http://www6.ufrgs.br/acervoartes/modules/xcgal/displayimage.php?pid=645&album=22&pos=2.



Este salão é o ultimo andar abrange todo prédio construído pelo Instituto ao logo do ano de 1952. Este prédio distingue-se, daquele inaugurado em 01 de julho de 1943, pelo fato de ser construído com a estrutura de pilotis.. Esta diferença de suportes faz com os dois prédios trabalhem, de forma diferenciada, as dilatações, contrações e eventuais abalos.


As dilatações, contrações e os eventuais abalos, fizeram com os dois prédios, com coberturas diferentes, abrissem uma fenda onde penetrou a água da chuva vindo a afetar o mural de Aldo Locatelli. Este mural foi pintado sobre a parede sul e externa do prédio construído em 1943.

Fig. 05– Localização do mural de Aldo Locatelli do 8º andar do Instituto de Artes da UFRGS.

CORONA Fernando ESCULTURAS dos ALUNOS do INSTITUTO de BELAS ARTES Álbum no 1 de 1950 até 1953




A exposição às intempéries e à poluição urbana, durante uma década, cobraram os seus tributos, apesar do preparo desta parede. Em especial considerando a pouca especificidade da base dos materiais sobre os quais o artista aplicou a sua pintura. Nesta pintura não se formava uma película consistente, pois as tintas nacionais a óleo, dissolvidas em agua-raz, eram aplicadas, com esponja natural, em camadas extremamente ralas.


Apesar destas condições este mural é uma obra que nunca sofreu uma manutenção, intervenção de espécie alguma e muito menos um restauro. Estão ali os gestos largos com que o muralista preenchia grandes superfícies com velocidade incrível.

O mural do Instituto de Artes é irmão gêmeo do painel colocado na Sala do Conselho Universitário da UFRGS


Fig. 06 – Aldo LOCATELLI (1915-1962) - Mural da Sala do CONSUN da UFRGS. 1958.



Este mural do CONSUN foi pintado no atelier do artista, que ficava na Rua Dario Pederneiras, nº 513. Pintado a óleo sobre tela e colocado, em 1958, no local onde se encontra até hoje. A imagem deste mural foi reproduzida numerosas vezes como uma imagem da própria UFRGS.


O que talvez poucos se dêem conta é que, em 1958, o Instituto de Artes estava fora da Universidade à qual só se viria a integrar em 30 de novembro de 1962.

Certamente a ação do neuro-cirurgião Eliseu Paglioli (1898-1985) e Reitor da UFRGS (1952-1964), foi decisiva para a reaproximação as duas instituições. Este médico figura no ângulo esquerdo do observador deste mural, vestindo o seu jaleco branco e com a máscara de cirurgião.



No próximo artigo (2º) serão realizadas algumas análises icônicas e iconográficas do

mural d e Aldo Locatelli do 8º andar



No outro ( 3º) , será dada uma atenção ao sentido histórico deste mural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário