domingo, 17 de janeiro de 2010

ARTE SACRA SUL-RIO-GRANDENSE – 07

VITRAIS em PORTO ALEGRE na

PESQUISA de MARIANA WERTHEIMER

Fig. 01 – Detalhe de vitral em Porto Alegre - RS.

ESTUDO DO PATRIMÔNIO DE VITRAIS: produzidos em Porto Alegre no período 1920 – 1980. Coord. Mariana Wertheimer. Porto Alegre, [2009]. 1 CD-ROM. - Indexação na Biblioteca da USP – julho de 2009



Mariana Wertheimer conduziu uma pesquisa que teve como objeto duas empresas que produziam e comercializavam vitrais em Porto Alegre entre 1920 e 1980. Esta pesquisadora, além de sua formação intelectual, possui invejável currículo na pesquisa e na produção de obras de arte cujo material é o vidro. Esta pesquisa, dos vitrais em Porto Alegre, venceu, e recebeu, um decidido apoio da Petrobrás. A Comissõa de Arte Sacra da Arquidiocese de Porto Alegre intermediu o apoio institucionl da Cúria Metropolitana


A pessoa de Mariana e a sua equipe transfiguraram, em alegria, o seu oficio por meio dos conhecimentos superiores da Arquitetura, das Artes Visuais, da Comunicação e da Arquivologia. Mariana recuou no tempo para localizou e investigar as oficinas, seus artistas, as encomendas e vitrais executados ao século XX, em Porto Alegre. Ela agiu, no seu tempo e o seu lugar no mundo, tendo sempre presente e motivada pelo seu ofício de vitralista.


A experiência de Mariana Wertheimer no restauro dos vitrais do Mosteiro da Batalha, em Portugal, encontrou eco e fruto na cidade de Porto Alegre. Experiência na qual Mariana se inscreveu numa equipe de especialistas consagrados e provenientes dos sítios europeus mais tradicionais dos vitrais.


As informações e as obras - que constam na parte ora em caminho de sua publicação - constituem um material logístico para entender o vértice mais elevado do artesanato do século XX aos moldes da guilda medieval em Porto Alegre. O registro desta atividade ocorre ao longo e paralelas às culminâncias da primeira industrialização sul-rio-grandense. O artesanato do vitral faz pensar nos movimentos da Arts and Crafts europeus do final do século XIX. Ao mesmo tempo nos reflexos da associação Deutscher Werkbund e da Bauhaus onde a Arte, Artesanato e a Industria eram instadas a conviver, interagir e se estimular reciprocamente.


Digno de registro é a quantidade de vitrais de arte sacra que resultaram desta investigação e a forma como este patrimônio vem sendo tratado no presente. Tanto isto é verdade que a Cúria Metropolitana da Porto Alegre foi sensível a esta busca de resguardo das informações relativas a este valor singular, dando-lhe apoio institucional diante do patrocinador PETROBRAS. A Comissão Arquidiocesana de Arte Sacra [CAAS] foi procurada, fez suas exigências para que este material a se tornar público, tivesse possibilidade de circular, ser devidamente apreciado e fosse reversível ás obras ali registradas. Exigências que foram recebidas e prontamente acatadas pela equipe comandada pela Mariana.


O patrocinador ponderou, certamente, a natureza interna do vitral. Além dos aspectos estéticos, o vitral constitui um índice e um testemunho do estágio cultural de um projeto civilizatório compensador. O vitral sacro é índice do grau da coerência de um determinado grupo social que se deixa motivar pelo trabalho face à transcendência. O estudo dos doadores dos vitrais, e suas motivações para este gesto, certamente constituiriam um capítulo a parte das sociedades que percebiam, neste gesto da doação do vitral, condições para demonstrar o sentido de coerência e transcendência que o seu grupo familiar era portador. Este gesto pode ser contrastado com a ausência atual destes doadores individuais ou familiares. O seu lugar é tomado pelos grupos culturais, sociais e econômicos mais amplos. Estes grupos, como a Petrobras, percebem formas coerentes , nestas doações, com um projeto civilizatório compensador das fragilidades humanas e da sua rápida passagem pela vida física.

Fig. 02 – Vitral na Santa Casa Porto Alegre 1941 – Projeto de Judith FORTES[1] – desenho no vidro por Max DOBMEIER
[1] - Judith FORTES formou-se, em 1922, pela Escola de Artes do Instituo de Belas Artes (IBA) do RS Mantinha, em 1941, curso frente ao IBA para preparação ao vestibular em Desenho Artístico

A obra de arte sempre carregou, no mínimo de sua forma, o máximo de uma determinada época e pessoa. Na sua forma frágil o vitral fala, como poucas outras manifestações de arte, das fragilidades humanas e da sua rápida passagem pela vida física. Durante as duas Guerras Mundiais do século XX o vitral europeu foi guardado em lugar seguro dos canhões e das bombas. O argumento é que o frágil vitral impressiona o mais bruto dos bárbaros e detêm as suas armas diante do resplendor misterioso da luz e da cor associadas à imagem.

Resta desejar que a redobrada alegria de apresentar os resultados, da obra da equipe comandada pela Mariana Wertheimer, difundam-se no mais amplo número de pessoas interessadas neste índice do projeto civilizatório do qual o vitral é portador.

A Cúria Metropolitana, a PETROBRAS patrocinadora e a Comissão Arquidiocesana de Arte Sacra (CAAS) só podem almejar que esta semente possa expandir-se para todo o território do Rio Grande do Sul e dali para o Brasil todo. O lançamento do CD-ROM – PATRIMÔNIO de VITRAIS em Porto Alegre de 1920 a 1980 - aconteceu em Nova York e, no dia 16 de julho de 2009, no MEMORIAl do RIO GRANDE do SUL. Esta pesquisa, lançamento em Nova York e em Porto Alegre, contou com o apoio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura – e com apoio da PETROBRAS e Coordenação do Projeto por Mariana WERTHEIMER.

Fig. 03 – CAAS presente no lançamento do CD-ROM no dia 16 de julho de 2009. .

[da esquerda do observado ara a sua direita] Pe Laênio Francisco CUSTÓDIO, Círio SIMON, Roberto ELY de CASTRO, Nestor TORELLY MARTINS, Mariana WERTHEIMER, Dom Dadeus GRINGS, Analino ZORZI, Nilsa Cristina TABORDA de JESUS COLOMBO, Manuel SHCHIEMANN da SILVA e Lui Roque KLERING



Em relação ao resultado da pesquisa

ESTUDO DO PATRIMÔNIO DE VITRAIS: produzidos em Porto Alegre no período 1920 – 1980. Coord. Mariana Wertheimer. Porto Alegre, [2009]. 1 CD-ROM. - Indexação na Biblioteca da USP – julho de 2009


Em relação a este PROJETO VEJA:

http://www.restauratus.com.br/noticia_view.php?id_noticia=503


História da Casa Genta de Porto Alegre

http://pufal.blogspot.com/2008/08/casa-genta-m-genta-schmidt-ltda-ii.html


Veja TRADIÇÃO MUNDIAL VIVA, em 2010, do VITRAL SACRO:

Na ALEMANHA

www.lambertsglas.de/.../echt-antikglas.html ou http://www.lambertsglas.de/

Nos ESTADOS UNIDOS

http://www.nytimes.com/2009/05/25/arts/design/25wind.html

Na FRANÇA

http://www.ecliptique.com/conques/flash/index.html VITRAIS de PIERRE SOULAGES em CONQUES

Na INGLATERRA

http://www.guardian.co.uk/money/gallery/2009/may/11/work-and-careers-heritage?picture=347204167

http://www.guardian.co.uk/artanddesign/gallery/2009/sep/02/swine-flu-sculpure-art-disease?picture=352447964

Um comentário: